A pele é o maior órgão do corpo e protege-o do meio externo, resistindo em certa medida às agressões mecânicas, térmicas e químicas. Quando uma ferida acontece, esta interrompe a continuidade e integridade da pele.
As feridas podem ser o resultado de um trauma, leve ou grave, ou de um processo patológico/crónico. O prognóstico de cura pode ser muito diferente dependendo da profundidade e do mecanismo das lesões.
A cicatrização das feridas (sem a reparação) é o processo natural do corpo de regenerar o tecido dérmico e epidérmico, mas nem todas as feridas poderão ser curadas naturalmente.
Os protocolos de tratamento de feridas serão específicos para a comunidade local ou hospitalar. No entanto, antes de iniciar o tratamento, o profissional de saúde deve garantir que o processo de diagnóstico e avaliação estejam completos e que a origem da ferida tenha sido encontrada.
A pele é um órgão vital necessário para a boa saúde e o bem-estar de todos e a Urgo Medical está empenhada em aprofundar o conhecimento sobre o tratamento de feridas e tecidos lesados.