04 Set A Importância da Terapia Compressiva para a Cicatrização de Úlceras de Perna
As úlceras de perna (UP) são lesões abaixo do joelho em qualquer parte da perna, incluindo o pé, e que não cicatrizam no tempo esperado (normalmente 6 semanas), apresentando assim sinais de cronicidade.
As causas mais comuns de UP são a Doença Venosa Crónica (DVC) e a Doença Arterial Periférica (DAP). Pode também haver úlceras mistas, o que não é tão comum, mas necessita da avaliação de um médico ou enfermeiro para tratar a UP de acordo com a patologia detetada.
64% da população feminina com mais de 50 anos sente a sua qualidade de vida significativamente afetada pela DVC. Existem alterações nas atividades de vida diária, como dor e desconforto, limitações na mobilidade, alterações na forma física, distúrbios no padrão de sono, mau-odor, infeções frequentes, entre outras.
O Que É Terapia Compressiva E Como Ajuda Na Cicatrização?
A Terapia Compressiva (TC), é o método de eleição no tratamento destas feridas, dizendo-nos a evidência que “a Compressão é a componente mais importante no tratamento conservador das úlceras de perna de origem venosa (Prof. Hugo Partsch)”.
A TC é fundamental para a cicatrização, gestão do edema e outros sinais e sintomas associados à Insuficiência Venosa Crónica, como a lipodermatoesclerose e veias varicosas. Com a aplicação da TC obtém-se uma pressão graduada (maior no tornozelo e menor na região poplítea), o que beneficia o retorno venoso, reduz o refluxo, comprime as veias superficiais e neutraliza a pressão capilar elevada.
A correta utilização da TC acelera a cicatrização e consegue, assim, na grande maioria dos casos:
- Cicatrizar em poucas semanas feridas com evolução de muitos meses e/ou muitos anos;
- Reduzir a frequência de mudança do penso, que na maioria dos casos passa rapidamente a uma vez por semana;
- Reduzir o edema, o risco de infeção, a dor, o exsudado, o odor, traduzindo-se ainda, logo nas primeiras semanas, numa melhoria significativa da qualidade de vida do doente;
- Reduzir custos em saúde, sendo acessível à grande maioria de indivíduos.
Estima-se que cerca de 30% a 50% das úlceras recidivam um ano após a sua cicatrização, tratando-se de um problema social e económico, sobretudo num país como Portugal em que o envelhecimento populacional é uma realidade. Neste sentido, é importante, adotar medidas preventivas que possam ajudar a reduzir o risco de desenvolver esta patologia e diminuir o risco de recidivas. Essas medidas passam por controlar patologias como a diabetes, hipertensão arterial, doenças autoimunes, entre outras de grande risco.
Dispositivos Médicos A Usar Em Caso De Úlcera De Perna
Para determinar qual o tipo da UP apresentada pelo doente é absolutamente fundamental proceder à avaliação vascular do membro afetado através da determinação do IPTB (Índice de Pressão Tornozelo Braço), por Doppler portátil, podendo, eventualmente, ser necessário o recurso a Eco-Doppler Arterial.
O IPTB pode ser obtido de forma automática, com recurso a um dispositivo eletrónico ou, de forma manual, com recurso a um doppler e braçadeira de esfigmomanómetro. É um exame não invasivo, não dispendioso, de fácil execução e reprodutível (sensibilidade 95% especificidade 100%).
O efeito dos dispositivos de compressão no sistema venoso depende de dois fatores principais, que são a pressão exercida sobre o membro e a rigidez dos materiais usados no dispositivo. A MedPartner aconselha a URGO K2 como solução ideal para uma TC adequada e de baixo custo.
A URGO K2 é um sistema de TC multicomponente, composto por duas bandagens que combinam as vantagens de uma ligadura elástica e uma não elástica e permitem a pressão terapêutica de 40mmHg. A ligadura K-TECH (branca) é uma bandagem inelástica acolchoada de curto estiramento, que absorve o exsudado e não se desfaz, fornecendo 80% de compressão. Já a K-PRESS (bege) trata-se de uma bandagem elástica coesiva de longo estiramento, que fornece 20% da compressão, é autoaderente. Ambas as bandagens possuem o sistema marcador de pressão elíptico, garantindo a perfeita e correta aplicação.
Para além da TC, o tratamento da úlcera venosa abrange também o tratamento da ferida de acordo com as boas práticas, baseadas na evidência, com a realização de pensos adequados (saiba quais aqui), através da abordagem local da ferida e não menos importante a educação do doente sobre os cuidados de higiene e hidratação (saiba mais aqui), para além da importância do exercício diário, dos períodos de repouso com o membro elevado e evitar cruzar as pernas.
A MedPartner tem vindo a juntar-se aos melhores parceiros do mercado para levar até si as soluções que melhor se adequam a cada tipo de condição em que a pessoa idosa se encontra. Se gostaria de saber mais sobre o software de gestão de lares que representamos, o Ankira, fale com a nossa equipa para mais dicas e aconselhamento.